Saimos do setembro amarelo e hoje entramos no Outubro Rosa, mês que dá inicio a campanha anual de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Excluídos os tumores de pele do tipo não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente no Brasil. Só em 2020 o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou mais 66 mil novos casos. Em 2018 foram quase 18 mil mortes causadas pela doença. Mesmo sendo raro o câncer de mama também acomete homens.
O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
No Estado do Espirito Santo a AFECC- Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer, instituição filiada à Fundaes, com a missão de educar, previnir, diagnosticar, tratar, reabilitar, prestar assistência social integrada e reintegrar na comunidade o paciente com câncer lidera essa campanha.
Saiba mais em: http://www.afecc.org.br/noticia/outubro-rosa-2020